Keyla Pereira e Chris Oliviery
Todo profissional quer saber como sua empresa está sendo
reconhecida nas redes sociais, não é mesmo? E para ajudá-lo, há diversas
plataformas online que ajudam a monitorar cada site de rede social, uns
gratuitos, outros pagos, mas sempre com o objetivo de acrescentar na análise de
dados. Confira 20 plataformas online que podem contribuir com sua pesquisa.
1. Quintly é uma ferramenta de
análise de dados para o Facebook. Permite acompanhamento de até três páginas,
faz análise de estáticas e acompanha o engajamento como público. Versão de
teste gratuita.
2. LikeAlyzer
é uma ferramenta de análise de dados para o Facebook. É uma ferramenta online e gratuita pode ser
usada por iniciantes e oferece revisões abrangentes e dicas para melhorar a
interação com os fãs e clientes.
3. Iconosquare é uma
ferramenta de análise exclusiva do Instagram. Gerencia todas as contas a partir
da mesma interface. Facilita buscas de hashtags. Avalia popularidade e
concorrência. Versão de teste gratuita.
4. A Cyfeé a ferramenta mais robusta do mercado. Mesmo o plano gratuito oferece uma
enorme customização dos dados e métricas das principais redes sociais
existentes. Ela também oferece um “modo TV” que permite instalar um telão em
uma sala ou ambiente profissional para que várias pessoas consigam acompanhar o
desempenho de determinada marca em tempo real.
5. Followerwonk
é uma ferramenta de análise do Twitter,
oferece uma análise detalhada sobre seguidores, palavras-chave mais
utilizadas, relevância social, quantas vezes divulgam links, quantas vezes
“retuítam” seu conteúdo, quando estão online, quais as linguagens mais
utilizadas e em quais lugares do mundo estão localizados. Disponível versão
gratuita com limite de acesso.
6. ViralWoot
é uma ferramenta voltada exclusivamente para o Pinterest, permite que você
agende os seus pins, promova os que estejam em destaque e consiga novos
seguidores. Versão gratuita para teste.
7. Google Analytics é uma
ferramenta exclusiva para sites. Analisa o desempenho, oferece diversas
métricas voltadas para o social, como a quantidade de visitantes que chegou ao
seu site a partir de cada rede e quais blogs trouxeram mais acesso para a sua
marca. Versão gratuita.
8. Howsociable é uma ferramenta exclusiva
para medir o desempenho social do Facebook, LinkedIn, Youtube e Twitter. Versão
gratuita disponível.
9. SocialBakers ferramenta que
permite descobrir quais as marcas mais populares do Facebook, Twitter e Google
divididas por categorias, audiência ou rápido crescimento. Versão gratuita
disponível.
10. Collecto
ferramenta exclusiva do Instagram, oferece dados básicos do exibe as fotos mais
curtidas e compartilhadas desde a criação de seu perfil. Versão gratuita para
teste.
11. O Hootsuittrabalha com Instagram, Twitter, Facebook, Google Plus e Linkedin. Entre os
serviços prestados estão o agendamento de publicações, engajamento (para que o
social media possa sempre estar por dentro de conversas sobre a empresa), análise
de dados baseados no site de rede social, monitoramento de clientes e também
dos concorrentes e relação interna entre os colegas de trabalho. A plataforma
oferece 30 dias gratuitos e trabalha com 3 planos pagos (o valor muda a
depender dos serviços necessários).
12. A Seekrapresenta três formas de trabalho: atendimento, monitoramento e relacionamento.
Atualmente a plataforma trabalha com mais de 30 mídias sociais, entre eles: Facebook,
Picasa, Twitter, Instagram e Wordpress. O cliente pode reunir todos os sites de
redes sociais que trabalha neste mesmo local. No monitoramento, a Seekr analisa como as pessoas estão
citando sua empresa, sendo os comentários positivos ou não, além disso também
fazem uma comparação entre você e seu concorrente. Ela identifica quais são os
clientes que estão em potencial em suas redes sociais e aqueles que estão
precisando de atenção também. A plataforma indica como otimizar os resultados e
produz relatórios sobre como está a situação da sua empresa nas mídias sociais
cadastradas. A Seekr possui um plano gratuito, dois pagos e um personalizável.
13. Scup trabalha com 13 sites de
redes sociais e tem em seus serviços monitoramento estratégico, gestão dos
perfis cadastrados e análise de dados. Além de contribuir com a
"saúde" da empresa, ela também apresenta do SAC 2.0, unindo a
plataforma ao cliente. O Scup
promete análise em tempo real e busca
transformar os dados em inteligência de mercado.
14. Através da SumAll,
é possível que o usuário possa visualizar as métricas mais importantes para a
empresa. A plataforma trabalha com mais de 50 sites de redes sociais, desde as
mais populares até as menos conhecidas. O site é internacional e tem seus
planos pagos em dólares.
15. A Klout testa seu nível de influência nas redes sociais. Com notas de 0 a 100, esta
ferramenta ainda produz dicas de como se tornar mais relevante diante da
concorrência.
16. A Fanpage Karma tem versão gratuita e ao se
conectar, o usuário recebe uma análise profunda do seu perfil no site de rede
social. Entre as observações estão dados de engajamento, horários interessantes
para publicar e posts que podem ser influenciadores.
17. Com foco no Twitter e Instagram, o Keyhole busca analisar e monitorar o
desempenho de hashtags específicas nestes sites de redes sociais. A plataforma
acompanha as impressões, tópicos relacionados e impressões.
18. Disponível em mais de 20 idiomas, o IceRocket é uma ferramenta de
monitoramento que promete ser completa. Ela não só acompanha os sites de redes
sociais, mas também blogs. Os dados coletados são apresentados através de
gráficos que contribuem com o crescimento da empresa.
19. Em concorrência com o Hootsuite, o Buffer está
entre as plataformas de monitoramento mais utilizadas. Através dele o usuário
pode agendar publicações e monitorar os sites de rede social, além de ter um
relatório sobre cada um dos perfis cadastrados.
20. Focado em trabalhar com o Twitter, o
TweetReach busca apresentar o impacto que os tweets estão causando nos
seguidores. Ele monitora como as publicações estão sendo analisadas dentro das
discussões no site de rede social.
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