Keyla
Pereira
O curso de design abre portas para o estudante atuar em
diversas áreas. Mas, para que haja especialização não basta apenas conhecer
programas, é necessário ir a fundo e saber o que os pesquisadores estão
estudando sobre o assunto. Para conhecer um pouco mais sobre o mundo do design
confira 20 referências bibliográficas essenciais.
1. HELLER, Eva.
A Psicologia das Cores: Como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo:
Editora Gustavo Gili, 2012. Sinopse:
Este livro aborda a relação das cores com os nossos sentimentos e mostra como
as duas coisas não se combinam por acaso, já que as relações entre ambas não
são apenas questões de gosto, mas sim experiências universais profundamente enraizadas
na nossa linguagem e no nosso pensamento.
2. HELLER, Steven / VIENNE, Véronique. 100
Ideias que mudaram o Design Gráfico. São Paulo: Rosari, 2013. Sinopse: O design
gráfico passou por muitas mudanças no decorrer do século XX: foi agente das
transformações sociais por meio da imprensa; a concepção da grade foi
ferramenta útil na reconstrução da sociedade europeia no pós-guerra; e a partir
da escritura do Post Script, nos anos 1980, a profissão praticamente foi
reinventada em outra base. Para quem tem pouco mais de 500 anos de vida—da
invenção de Gutenberg aos tablets—, sua história é cheia de acontecimentos
admiráveis que, sob a ótica destes autores nova-iorquinos, passam a ser tão
saborosos e sofisticados quanto a seleção destas 100 ideias.
3. MUNHOz, Daniella Michelena. Manual de
identidade visual: Guia para construção de manuais. Rio de Janeiro: 2AB
Editora, 2009. Sinopse: Este livro é um guia para construção de manuais de
identidade visual consistentes. Trata-se de um guia prático, objetivo e
completo, que pode ser usado como roteiro na elaboração de manuais para
projetos de diferentes complexidades, mostrando-se essencial para profissionais
que trabalham construindo a imagem de marcas e empresas. Bibliografia
importante, o manual de identidade visual complementa outras publicações que
ensinam a criar identidades visuais, projetos de branding e de comunicação
corporativa.
4. NEIL,
Theresa. Padrões de Design para Aplicativos Móveis. São Paulo: Novatec, 2012.
Sinopse: Quando você está sob pressão para produzir um aplicativo móvel com um
bom design e fácil de navegar, não há tempo para reinventar a roda. Este livro
conciso proporciona uma referência útil para 70 padrões de design de
aplicativos móveis, ilustrada por mais de 400 screenshots de aplicativos atuais
para iOS, Android, BlackBerry, WebOS, Windows Mobile e Symbian. A profissional
em experiência do usuário Teresa Neil (autora do livro Designing Web
Interfaces) mostra a você os padrões de design em dez categorias separadas, incluindo
antipadrões. Esteja você projetando um simples aplicativo para iPhone ou um que
deva trabalhar com todos os sistemas operacionais móveis do mercado, estes
padrões fornecem soluções para desafios comuns de design.
5. CONSOLO, Cecilia. Marcas – Design
Estratégico, Do Símbolo à Gestão da Identidade Corporativa. São Paulo: Editora
Blucher, 2015. Sinopse: Cada vez mais, empresas de diversos setores da economia
buscam o conhecimento em Design para aliar sua metodologia à gestão de
processos que lidam com as ambiguidades que atingem sistematicamente o mercado.
A proposta deste livro é demonstrar a importância de o designer ser incluído
nas equipes de gestão e principalmente nos departamentos de planejamento e
estratégia voltados à gestão de marcas e identidade das corporações.
6. SKOLOS, Nancy
/ WEDELL,Thomas. O Processo do Design Gráfico: do Problema à Solução. São
Paulo: Rosari, 2012. Sinopse: 'O processo do design gráfico' oferece uma
investigação detalhada da atividade do design gráfico - campo que abrange
muitas mídias, oferece exposição a um material infindável de temas e adentra
incontáveis outras disciplinas por inspiração. Este livro é reflexo do prazer
que obtemos ao fazer nosso próprio trabalho em design gráfico: ver uma ideia
tomar forma gradualmente, participar das idas e vindas de seu desenvolvimento e
chegar a uma resolução. Os 'insights' do processo ampliam o significado do
trabalho criativo. As reflexões daqueles praticantes dispostos a compartilhar
seus pensamentos e experiências nos iluminam e inspiram, frequentemente com um
senso de profunda afinidade, validação e motivação.
7. Brown, Tim.
Design Thinking – Uma Metodologia Poderosa para Decretar o Fim das Velhas
Ideias. Rio de Janeiro: Alta Books, 2010. Sinopse: Este livro introduz a ideia
de Design Thinking, um processo colaborativo que usa a sensibilidade e a
técnica criativa para suprir as necessidades das pessoas não só com o que é
tecnicamente visível, mas com uma estratégia de negócios viável. Em resumo, o
Design Thinking converte necessidade em demanda. É uma abordagem centrada no
aspecto humano destinada a resolver problemas e ajudar pessoas e organizações a
serem mais inovadoras e criativas. Escrito numa linguagem leve e embasada, este
não é um livro de designers para designers, e sim uma obra para líderes
criativos que estão sempre em busca de alternativas viáveis, tanto funcional
quanto financeiramente, para os negócios e para a sociedade.
8. KANE, John.
Manual dos tipos. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2013. Sinopse: Este Manual dos Tipos é uma
introdução a tudo aquilo que qualquer estudante ou profissional de desenho
gráfico deve saber sobre tipografia, a fim de desenvolver sensibilidade e
conhecimentos tipográficos bem fundamentados. O livro expõe os princípios
básicos da tipografia e suas principais aplicações por meio de uma equilibrada
combinação de história, teoria e prática. Assim, o leitor encontrará nestas
páginas desde a descrição das partes da letra ou da classificação dos seus
diferentes tipos à explicação de como se compõe o texto na página ou de como
funcionam os sistemas de grids. Também encontrará uma breve e reveladora
história da tipografia, bem como numerosos exemplos e exercícios práticos que
visam a ajudar a adquirir um conhecimento experiencial da disciplina. Baseada
na sua segunda e bem-sucedida edição em inglês, esta edição incorpora novos
diagramas explicativos e novos materiais sobre composição de textos, escolha de
tipos e uso da cor. Além disso, o livro apoia-se em um novo site da web –
www.atypeprimer.com (em inglês) – que reúne materiais adicionais e uma série de
exercícios práticos.
9. VALESE,
Adriana / LUPINACCI, Ana Lúcia Ribeiro / BARBOSA, Carlos Alberto / ABS, Cecília
/ CAMPOS, Gisela Belluzo de / PRIOSTE, Marcelo / MOURA, Mônica / ARANTES,
Priscila. Faces do Design. São Paulo: Rosari, 2003. Sinopse:
Transdisciplinaridade, hibridismo, interfaces são palavras usuais na pesquisa e
na prática do design contemporâneo, quer seja visual, digital ou de produtos,
que muitos preferem chamar de manifestações da cultura visual e/ou material.
Elas estão presentes nas discussões e nos debates que acontecem no dia a dia
dos escritórios, da universidade e, da internet. Mas, apesar de representarem
conceitos aparentemente difíceis e complicados, devem nos aproximar de uma
maior compreensão do que acontece conosco, com os produtos e mensagens que
consumimos. Esta obra oferece um panorama de posições sobre várias práticas de
design que podem nos ajudar a compreendê-las, e mais, entender por que o design
ganhou relevância em nossa sociedade no início deste século.
10. BELTRÃO, André.
Quanto custa meu design? Gestão financeira para freelancers. Rio de Janeiro:
2AB Editora, 2010. Sinopse: São muitas – e fundamentais – as dicas: como alocar
os diversos custos fixos e também os variáveis de cada projeto; de que forma
calcular juros para parcelamentos; quando dar descontos; qual a hora ideal de
abrir uma empresa; dicas para se relacionar com os clientes (inclusive com os
difíceis) e como valorizar o seu trabalho e administrar trabalho/vida pessoa,
sem dramas. Entre outras questões também imprescindíveis à chamada “carreira
solo”, o autor ainda ensina a montar planilhas, aliadas importantes no
dia-a-dia do freelancer. Escrito por um designer e com exemplos de casos do dia
a dia do profissional da área, o livro será um ótima ferramenta também para
outros profissionais de prestação de serviços. O desafio da gestão financeira é
uma realidade de áreas diversas, como arquitetura, engenharia, etc. O livro certamente
irá ser muito útil!
11. KOREN, Leonard /
MECKLER, R. Wippo. Design Gráfico Receitas. Propostas, diagramações, soluções
para layouts. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2015 Sinopse: Este pequeno
mostruário, que já se tornou um guia de referência clássico no âmbito do design
gráfico, recolhe de maneira sistemática um amplo leque de modelos e composições
visuais.
12. WHEELER, Alina.
Design de Identidade da Marca. Porto Alegre: Bookman Editora, 2012. Sinopse: Um
guia sobre a identidade da marca escrito por uma das mais importantes
autoridades no assunto. Alina Wheeler realizou uma exaustiva pesquisa e recheou
a obra com informações detalhadas e precisas. Acessível, o texto supera muitos
dos livros de negócios sobre o tema, que costumam ser excessivamente abstratos
e pouco atraentes.
13. DABNER, David / STEWART, Sandra / ZEMPOL,
Eric. Curso de design gráfico. Princípios e práticas. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2014.
Sinopse: Curso de design gráfico. Princípios e práticas é um livro básico para designers
gráficos atuantes em mídias impressas, animação e mídia digital. Conselhos
práticos sobre todos os aspectos do design gráfico.
14. LUPTON, Ellen.
Novos Fundamentos Do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2008. Sinopse: Ellen
Lupton, autora de Pensar com tipos, e Jennifer Cole Philips revisitam neste
livro o bê-a-bá do design, enfocando temas como ponto, linha, plano, ritmo,
equilíbrio, modularidade, tempo e movimento, à luz das mudanças tecnológicas e
da sociedade global. Neste guia conciso e visualmente inspirador, as autoras
partem de trabalhos de estudantes e exemplos-chave da prática profissional
contemporânea que vão desde a criação de marcas, impressos e sinalizações à
elaboração de sites e ao design em movimento, para mostrar a importância do equilíbrio
entre habilidade técnica e pensamento visual crítico.
15. BANKS, Steven. O
Essencial da Cor no Design. São Paulo, SENAC SP, 2012. Sinopse: A cor é,
talvez, a mais poderosa ferramenta no arsenal no designer , e também a mais
desafiadora. Este livro desvenda as teorias e os sistemas cromáticos e, partir
daí, examina o modo como vivemos com a cor e forma de utilizá-la criativamente
, no design de interiores, na publicidade e nos veículos de comunicação em
geral. Um guia fundamental na mesa de trabalho de quem quer fazer a diferença
aplicando a cor de forma criativa, eficiente e estratégica.
16. HELLER, Steven.
Design Em Diálogo. São Paulo: Cosac Naify, 2013. Sinopse: Esta edição reúne
entrevistas realizadas ao longo da década de 1990, período em que ainda
vigorava a influência do pós-modernismo e já se desenhava a revolução digital.
Para compor um retrato polifônico de época, o livro inclui defensores do
modernismo, profissionais assumidamente influenciados pela teoria
pós-estruturalista e temas tangentes ao design como opinião pública,
manipulação, responsabilidade social e interatividade. Entre os entrevistados
estão quase todos os grandes nomes da prática e da crítica do design, como
Massimo Vignelli, Paul Rand, George Lois, Tibor Kallman, Jonathan Hoefler,
Philip Meggs, Rick Poynor, Ellen Lupton e Katherine McCoy.
17. LUPTON, Ellen.
Intuição, Ação, Criação. Graphic Design Thinking. São Paulo: Editora Gustavo
Gili, 2016. Sinopse: Quais as ferramentas para gerar ideias de forma gráfica?
No processo de design, os conceitos e soluções geralmente resultam da aplicação
consciente de determinadas técnicas. Neste livro, sob a direção de Ellen
Lupton, diversos profissionais do mundo do design exploram algumas dessas
técnicas, oferecendo um guia prático e visual para conciliar os aspectos
analítico e intuitivo no desenvolvimento de projetos de design gráfico. O livro
está organizado ao redor das três etapas principais do processo de design —a
definição dos problemas, a geração de ideias e a criação de forma — Intuição,
Ação, Criação: Graphic Design Thinking apresenta trinta recursos para
conceitualizar e formalizar projetos gráficos: desde métodos rápidos e
puramente instintivos, como brainstorming, conexões forçadas e sprinting, até
sistemas de investigação mais formais, como grupos focais, co-design e
protótipos.
18. BERZBACH, Frank.
Psicologia para criativos. Dicas e sugestões de como manter a originalidade e
sobreviver no trabalho. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2013. Sinopse: Cumprir
os prazos de um projeto, corresponder às expectativas do cliente, trabalhar em
casa de forma disciplinada e sem perder a motivação, cumprir jornadas que não
se estendam até altas horas da madrugada, organizar e priorizar de forma eficaz
as tarefas pendentes. Se você é designer, ilustrador ou trabalha com criação,
provavelmente já se viu diante de uma (ou algumas) dessas situações. Os
psicólogos definem criatividade como “a produção de ideias novas e adequadas em
qualquer âmbito da atividade humana”. Mas a criatividade é também um ofício e,
como tal, acarreta uma série de condições e situações que nem sempre são fáceis
de administrar. Neste livro, Franz Berzbach analisa com humor e lucidez os
fatores que condicionam o rendimento e a capacidade criativa dos profissionais
de design, proporcionando uma série de reflexões e conselhos práticos para
evitar o desânimo no dia a dia do estúdio, da agência ou no trabalho remoto.
Desde ilustradores que trabalham sozinhos em casa até diretores de arte
responsáveis por uma grande equipe multidisciplinar, qualquer perfil criativo
encontrará nestas páginas um retrato esclarecedor do mundo laboral e um guia
prático para adquirir bons hábitos de trabalho e não se deixar bloquear ao
longo da trajetória profissional.
19. BANKS, Adam /
FRASER, Tom. Guia Completo da Cor. São Paulo, SENAC SP, 2010. Sinopse: Um livro
de referência atual e abrangente para uma nova geração de usuários da cor
digital, 'O Guia Completo da Cor' reúne teoria da cor, prática e aplicações,
tudo em um só volume, compreendendo desde a abstrata teoria da cor até as
implicações mais práticas do uso de CMYK e RGB. Ideal para designers,
fotógrafos, artistas - de fato, para qualquer pessoa que trabalhe com a cor e
quer aprender mais sobre esse assunto.
20. ABSTRACT: The Art of Design. Direção: Chris
Chuang, Produção: Scott Dadich. EUA: Netflix, 2017. Disponível
em: <https://www.netflix.com/br/title/8005788>. Acesso em: 14 mar. 2017.
Sinopse: Descubra como pensam os designers mais inovadores em diferentes áreas
e saiba como seu trabalho influencia todos os aspectos da nossa vida.
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