sexta-feira, 31 de março de 2017

20 referências bibliográficas que todo designer deveria conhecer

Keyla Pereira
 
O curso de design abre portas para o estudante atuar em diversas áreas. Mas, para que haja especialização não basta apenas conhecer programas, é necessário ir a fundo e saber o que os pesquisadores estão estudando sobre o assunto. Para conhecer um pouco mais sobre o mundo do design confira 20 referências bibliográficas essenciais. 

1.      HELLER, Eva. A Psicologia das Cores: Como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2012.  Sinopse: Este livro aborda a relação das cores com os nossos sentimentos e mostra como as duas coisas não se combinam por acaso, já que as relações entre ambas não são apenas questões de gosto, mas sim experiências universais profundamente enraizadas na nossa linguagem e no nosso pensamento. 
 2.      HELLER, Steven / VIENNE, Véronique. 100 Ideias que mudaram o Design Gráfico. São Paulo: Rosari, 2013. Sinopse: O design gráfico passou por muitas mudanças no decorrer do século XX: foi agente das transformações sociais por meio da imprensa; a concepção da grade foi ferramenta útil na reconstrução da sociedade europeia no pós-guerra; e a partir da escritura do Post Script, nos anos 1980, a profissão praticamente foi reinventada em outra base. Para quem tem pouco mais de 500 anos de vida—da invenção de Gutenberg aos tablets—, sua história é cheia de acontecimentos admiráveis que, sob a ótica destes autores nova-iorquinos, passam a ser tão saborosos e sofisticados quanto a seleção destas 100 ideias.
 3.      MUNHOz, Daniella Michelena. Manual de identidade visual: Guia para construção de manuais. Rio de Janeiro: 2AB Editora, 2009. Sinopse: Este livro é um guia para construção de manuais de identidade visual consistentes. Trata-se de um guia prático, objetivo e completo, que pode ser usado como roteiro na elaboração de manuais para projetos de diferentes complexidades, mostrando-se essencial para profissionais que trabalham construindo a imagem de marcas e empresas. Bibliografia importante, o manual de identidade visual complementa outras publicações que ensinam a criar identidades visuais, projetos de branding e de comunicação corporativa. 
4.      NEIL, Theresa. Padrões de Design para Aplicativos Móveis. São Paulo: Novatec, 2012. Sinopse: Quando você está sob pressão para produzir um aplicativo móvel com um bom design e fácil de navegar, não há tempo para reinventar a roda. Este livro conciso proporciona uma referência útil para 70 padrões de design de aplicativos móveis, ilustrada por mais de 400 screenshots de aplicativos atuais para iOS, Android, BlackBerry, WebOS, Windows Mobile e Symbian. A profissional em experiência do usuário Teresa Neil (autora do livro Designing Web Interfaces) mostra a você os padrões de design em dez categorias separadas, incluindo antipadrões. Esteja você projetando um simples aplicativo para iPhone ou um que deva trabalhar com todos os sistemas operacionais móveis do mercado, estes padrões fornecem soluções para desafios comuns de design.
 5.      CONSOLO, Cecilia. Marcas – Design Estratégico, Do Símbolo à Gestão da Identidade Corporativa. São Paulo: Editora Blucher, 2015. Sinopse: Cada vez mais, empresas de diversos setores da economia buscam o conhecimento em Design para aliar sua metodologia à gestão de processos que lidam com as ambiguidades que atingem sistematicamente o mercado. A proposta deste livro é demonstrar a importância de o designer ser incluído nas equipes de gestão e principalmente nos departamentos de planejamento e estratégia voltados à gestão de marcas e identidade das corporações. 
6.      SKOLOS, Nancy / WEDELL,Thomas. O Processo do Design Gráfico: do Problema à Solução. São Paulo: Rosari, 2012. Sinopse: 'O processo do design gráfico' oferece uma investigação detalhada da atividade do design gráfico - campo que abrange muitas mídias, oferece exposição a um material infindável de temas e adentra incontáveis outras disciplinas por inspiração. Este livro é reflexo do prazer que obtemos ao fazer nosso próprio trabalho em design gráfico: ver uma ideia tomar forma gradualmente, participar das idas e vindas de seu desenvolvimento e chegar a uma resolução. Os 'insights' do processo ampliam o significado do trabalho criativo. As reflexões daqueles praticantes dispostos a compartilhar seus pensamentos e experiências nos iluminam e inspiram, frequentemente com um senso de profunda afinidade, validação e motivação. 
7.      Brown, Tim. Design Thinking – Uma Metodologia Poderosa para Decretar o Fim das Velhas Ideias. Rio de Janeiro: Alta Books, 2010. Sinopse: Este livro introduz a ideia de Design Thinking, um processo colaborativo que usa a sensibilidade e a técnica criativa para suprir as necessidades das pessoas não só com o que é tecnicamente visível, mas com uma estratégia de negócios viável. Em resumo, o Design Thinking converte necessidade em demanda. É uma abordagem centrada no aspecto humano destinada a resolver problemas e ajudar pessoas e organizações a serem mais inovadoras e criativas. Escrito numa linguagem leve e embasada, este não é um livro de designers para designers, e sim uma obra para líderes criativos que estão sempre em busca de alternativas viáveis, tanto funcional quanto financeiramente, para os negócios e para a sociedade. 
8.      KANE, John. Manual dos tipos. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2013.  Sinopse: Este Manual dos Tipos é uma introdução a tudo aquilo que qualquer estudante ou profissional de desenho gráfico deve saber sobre tipografia, a fim de desenvolver sensibilidade e conhecimentos tipográficos bem fundamentados. O livro expõe os princípios básicos da tipografia e suas principais aplicações por meio de uma equilibrada combinação de história, teoria e prática. Assim, o leitor encontrará nestas páginas desde a descrição das partes da letra ou da classificação dos seus diferentes tipos à explicação de como se compõe o texto na página ou de como funcionam os sistemas de grids. Também encontrará uma breve e reveladora história da tipografia, bem como numerosos exemplos e exercícios práticos que visam a ajudar a adquirir um conhecimento experiencial da disciplina. Baseada na sua segunda e bem-sucedida edição em inglês, esta edição incorpora novos diagramas explicativos e novos materiais sobre composição de textos, escolha de tipos e uso da cor. Além disso, o livro apoia-se em um novo site da web – www.atypeprimer.com (em inglês) – que reúne materiais adicionais e uma série de exercícios práticos. 
9.      VALESE, Adriana / LUPINACCI, Ana Lúcia Ribeiro / BARBOSA, Carlos Alberto / ABS, Cecília / CAMPOS, Gisela Belluzo de / PRIOSTE, Marcelo / MOURA, Mônica / ARANTES, Priscila. Faces do Design. São Paulo: Rosari, 2003. Sinopse: Transdisciplinaridade, hibridismo, interfaces são palavras usuais na pesquisa e na prática do design contemporâneo, quer seja visual, digital ou de produtos, que muitos preferem chamar de manifestações da cultura visual e/ou material. Elas estão presentes nas discussões e nos debates que acontecem no dia a dia dos escritórios, da universidade e, da internet. Mas, apesar de representarem conceitos aparentemente difíceis e complicados, devem nos aproximar de uma maior compreensão do que acontece conosco, com os produtos e mensagens que consumimos. Esta obra oferece um panorama de posições sobre várias práticas de design que podem nos ajudar a compreendê-las, e mais, entender por que o design ganhou relevância em nossa sociedade no início deste século. 
10.  BELTRÃO, André. Quanto custa meu design? Gestão financeira para freelancers. Rio de Janeiro: 2AB Editora, 2010. Sinopse: São muitas – e fundamentais – as dicas: como alocar os diversos custos fixos e também os variáveis de cada projeto; de que forma calcular juros para parcelamentos; quando dar descontos; qual a hora ideal de abrir uma empresa; dicas para se relacionar com os clientes (inclusive com os difíceis) e como valorizar o seu trabalho e administrar trabalho/vida pessoa, sem dramas. Entre outras questões também imprescindíveis à chamada “carreira solo”, o autor ainda ensina a montar planilhas, aliadas importantes no dia-a-dia do freelancer. Escrito por um designer e com exemplos de casos do dia a dia do profissional da área, o livro será um ótima ferramenta também para outros profissionais de prestação de serviços. O desafio da gestão financeira é uma realidade de áreas diversas, como arquitetura, engenharia, etc. O livro certamente irá ser muito útil! 
11.  KOREN, Leonard / MECKLER, R. Wippo. Design Gráfico Receitas. Propostas, diagramações, soluções para layouts. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2015 Sinopse: Este pequeno mostruário, que já se tornou um guia de referência clássico no âmbito do design gráfico, recolhe de maneira sistemática um amplo leque de modelos e composições visuais. 
12.  WHEELER, Alina. Design de Identidade da Marca. Porto Alegre: Bookman Editora, 2012. Sinopse: Um guia sobre a identidade da marca escrito por uma das mais importantes autoridades no assunto. Alina Wheeler realizou uma exaustiva pesquisa e recheou a obra com informações detalhadas e precisas. Acessível, o texto supera muitos dos livros de negócios sobre o tema, que costumam ser excessivamente abstratos e pouco atraentes.
 13.  DABNER, David / STEWART, Sandra / ZEMPOL, Eric. Curso de design gráfico. Princípios e práticas.  São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2014. Sinopse: Curso de design gráfico. Princípios e práticas é um livro básico para designers gráficos atuantes em mídias impressas, animação e mídia digital. Conselhos práticos sobre todos os aspectos do design gráfico.
14.  LUPTON, Ellen. Novos Fundamentos Do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2008. Sinopse: Ellen Lupton, autora de Pensar com tipos, e Jennifer Cole Philips revisitam neste livro o bê-a-bá do design, enfocando temas como ponto, linha, plano, ritmo, equilíbrio, modularidade, tempo e movimento, à luz das mudanças tecnológicas e da sociedade global. Neste guia conciso e visualmente inspirador, as autoras partem de trabalhos de estudantes e exemplos-chave da prática profissional contemporânea que vão desde a criação de marcas, impressos e sinalizações à elaboração de sites e ao design em movimento, para mostrar a importância do equilíbrio entre habilidade técnica e pensamento visual crítico. 
15.  BANKS, Steven. O Essencial da Cor no Design. São Paulo, SENAC SP, 2012. Sinopse: A cor é, talvez, a mais poderosa ferramenta no arsenal no designer , e também a mais desafiadora. Este livro desvenda as teorias e os sistemas cromáticos e, partir daí, examina o modo como vivemos com a cor e forma de utilizá-la criativamente , no design de interiores, na publicidade e nos veículos de comunicação em geral. Um guia fundamental na mesa de trabalho de quem quer fazer a diferença aplicando a cor de forma criativa, eficiente e estratégica. 
16.  HELLER, Steven. Design Em Diálogo. São Paulo: Cosac Naify, 2013. Sinopse: Esta edição reúne entrevistas realizadas ao longo da década de 1990, período em que ainda vigorava a influência do pós-modernismo e já se desenhava a revolução digital. Para compor um retrato polifônico de época, o livro inclui defensores do modernismo, profissionais assumidamente influenciados pela teoria pós-estruturalista e temas tangentes ao design como opinião pública, manipulação, responsabilidade social e interatividade. Entre os entrevistados estão quase todos os grandes nomes da prática e da crítica do design, como Massimo Vignelli, Paul Rand, George Lois, Tibor Kallman, Jonathan Hoefler, Philip Meggs, Rick Poynor, Ellen Lupton e Katherine McCoy. 
17.  LUPTON, Ellen. Intuição, Ação, Criação. Graphic Design Thinking. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2016. Sinopse: Quais as ferramentas para gerar ideias de forma gráfica? No processo de design, os conceitos e soluções geralmente resultam da aplicação consciente de determinadas técnicas. Neste livro, sob a direção de Ellen Lupton, diversos profissionais do mundo do design exploram algumas dessas técnicas, oferecendo um guia prático e visual para conciliar os aspectos analítico e intuitivo no desenvolvimento de projetos de design gráfico. O livro está organizado ao redor das três etapas principais do processo de design —a definição dos problemas, a geração de ideias e a criação de forma — Intuição, Ação, Criação: Graphic Design Thinking apresenta trinta recursos para conceitualizar e formalizar projetos gráficos: desde métodos rápidos e puramente instintivos, como brainstorming, conexões forçadas e sprinting, até sistemas de investigação mais formais, como grupos focais, co-design e protótipos. 
18.  BERZBACH, Frank. Psicologia para criativos. Dicas e sugestões de como manter a originalidade e sobreviver no trabalho. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2013. Sinopse: Cumprir os prazos de um projeto, corresponder às expectativas do cliente, trabalhar em casa de forma disciplinada e sem perder a motivação, cumprir jornadas que não se estendam até altas horas da madrugada, organizar e priorizar de forma eficaz as tarefas pendentes. Se você é designer, ilustrador ou trabalha com criação, provavelmente já se viu diante de uma (ou algumas) dessas situações. Os psicólogos definem criatividade como “a produção de ideias novas e adequadas em qualquer âmbito da atividade humana”. Mas a criatividade é também um ofício e, como tal, acarreta uma série de condições e situações que nem sempre são fáceis de administrar. Neste livro, Franz Berzbach analisa com humor e lucidez os fatores que condicionam o rendimento e a capacidade criativa dos profissionais de design, proporcionando uma série de reflexões e conselhos práticos para evitar o desânimo no dia a dia do estúdio, da agência ou no trabalho remoto. Desde ilustradores que trabalham sozinhos em casa até diretores de arte responsáveis por uma grande equipe multidisciplinar, qualquer perfil criativo encontrará nestas páginas um retrato esclarecedor do mundo laboral e um guia prático para adquirir bons hábitos de trabalho e não se deixar bloquear ao longo da trajetória profissional. 
19.  BANKS, Adam / FRASER, Tom. Guia Completo da Cor. São Paulo, SENAC SP, 2010. Sinopse: Um livro de referência atual e abrangente para uma nova geração de usuários da cor digital, 'O Guia Completo da Cor' reúne teoria da cor, prática e aplicações, tudo em um só volume, compreendendo desde a abstrata teoria da cor até as implicações mais práticas do uso de CMYK e RGB. Ideal para designers, fotógrafos, artistas - de fato, para qualquer pessoa que trabalhe com a cor e quer aprender mais sobre esse assunto. 
20.  ABSTRACT: The Art of Design. Direção: Chris Chuang, Produção: Scott Dadich. EUA: Netflix, 2017. Disponível em: <https://www.netflix.com/br/title/8005788>. Acesso em: 14 mar. 2017. Sinopse: Descubra como pensam os designers mais inovadores em diferentes áreas e saiba como seu trabalho influencia todos os aspectos da nossa vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário